quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Oficina de Cartografia

A equipe de Geografia do CEJA | Niterói realizou entre os dias 3 e 5 de setembro a primeira Oficina de Cartografia da Escola.
Participaram dessa oficina 9 alunos dos ensinos fundamental e médio, já que o tema perpassa diversos Módulos.


Os mapas começaram a ser traçados pelos gregos no século VI a.C., como auxiliar das expedições militares e das navegações. 
Na época medieval, a Cartografia foi considerada mais uma obra de arte do que uma técnica. No século XVIII, o geógrafo alemão Gottfried Gregorii, afirmava: “ninguém pode ser um bom cartógrafo, se não for um bom pintor”. Hoje, a Cartografia é reconhecida como um conjunto de técnicas científicas e artísticas que representam graficamente uma área, em mapas ou cartas geográficas.
O objetivo do projeto é o de iniciar os alunos na leitura de mapas, pois muitos carecem de familiaridade com a linguagem cartográfica.
Os participantes, muito interessados, realizaram todas as atividades propostas e, juntamente com os professores Francisco, Conceição e Mário, avaliaram a experiência como muito positiva.



http://mapasinterativos.ibge.gov.br/sigibge/Para ver como anda sua habilidade para a leitura de mapas, cliquena ilustração ao lado para abrir um aplicativo que, além de permitir a visualização de diversos mapas produzidos pelo IBGE, possibilita a manipulação dos dados espaciais disponibilizados.

Se você tem dificuldade com mapas, não perca a próxima oficina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário observando que ele será submetido ao nosso Moderador antes da publicação. Evite estender-se além do necessário, leia os outros posts, para não ser redundante, e releia seu texto, para suprimir erros e impropriedades. Reservamo-nos o direito de editar os comentários e/ou de não publicar aqueles que ferirem o decoro.
Para assuntos ou questões de interesse restrito, prefira enviar-nos um email: cejaniteroi@gmail.com, que será prontamente respondido