Informações

FUNCIONAMENTO E ESTRUTURA DO CEJA | NITERÓI 



I – APRESENTAÇÃO

·         CEJA (Centro de Estudos de Jovens e Adultos) é uma escola subordinada às Secretarias de Estado de Educação e de Ciência e Tecnologia.
·         Limite mínimo de idade, exigido por lei, para matrícula:
                                  * Ensino Fundamental: 15 anos
                      * Ensino Médio: 18 anos

II – DO MATERIAL DIDÁTICO

·         A metodologia de ensino é individualizada, semipresencial, com eliminação sequencial de módulos, sem caráter de série.
·         Módulos (ou fascículos) são os instrumentos de ensino (impressos e/ou virtuais – online: http://cejarj.cecierj.edu.br/ava)* com os conteúdos referentes a cada disciplina, com exercícios e autoavaliação, com as respectivas chaves de correção (respostas).
·         Ao estudar um módulo, o aluno deverá ler com atenção o texto e, só após sua compreensão, fazer os exercícios em seu caderno.
·         Se, após essa etapa, restarem dúvidas, o aluno deve procurar o Professor Orientador daquela disciplina, trazendo os exercícios resolvidos no caderno, com as dúvidas anotadas, antes de fazer sua prova.
·         Os módulos são emprestados. Como outros alunos também estudarão neles, não podem ser danificados, nem rasurados. Se o módulo for danificado ou extraviado, o aluno deverá tirar uma cópia de todo o material correspondente para reposição.

III – DAS AVALIAÇÕES/ORIENTAÇÕES

·         As avaliações e orientações serão realizadas estritamente nos dias e horários fixados no Quadro de Horários. (É responsabilidade do aluno anotar e manter atualizados sua ficha de Controle de Módulos e Provas realizadas, bem como os horários de Orientação das disciplinas, os quais não serão fornecidos por telefone ou email).
·         Será considerado apto o aluno que obtiver 60% ou mais de acertos nas questões.
·         Caso não atinja esse percentual, o procedimento será o seguinte:
* o aluno deverá estudar o módulo novamente e poderá realizar nova avaliação, após 24 horas;
* caso perca pela segunda vez, será obrigatório passar pelo Professor da disciplina para Orientação, após 24 horas da avaliação, com os exercícios feitos e as dúvidas anotadas. Só será permitida nova avaliação se o Professor considerá-lo apto.
·         Se perder pela terceira vez, o procedimento será igual ao item anterior. Contudo, o prazo para solicitar orientação e autorização do Professor será de 72 horas.

             
IV– DA FREQUÊNCIA

            Para ser considerado frequentante da escola, o aluno deve realizar, no mínimo, 06 avaliações, com aprovação, no período de 03 meses. O não cumprimento dessa exigência não cancela sua matrícula, mas o impede de requerer declarações relacionadas à frequência.
ATENÇÃO: O aluno que ficar mais de 45 dias sem receber Orientação ou fazer Prova terá sua matrícula automaticamente bloqueada.


V – DA DURAÇÃO DO CURSO

            Não há prazo determinado para a conclusão do curso, o tempo é dependente do aluno; porém, se este se afastar, durante o curso de determinada disciplina por 01 (um) ano ou mais, essa disciplina terá de ser reiniciada. 

VI – DA CONCLUSÃO DO CURSO

·          Para obter terminalidade do curso, o aluno deverá concluir todas as disciplinas.
·         Ao término do curso, o aluno deverá dirigir-se à Recepção e solicitar a sua quitação de módulos. Após esse procedimento, deverá ir à Secretaria e dar entrada no pedido de seu Certificado, nos dias e horários determinados.

VII – HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA
·         2ª a 5ª feira das 09 às 21 horas
·         6ª feira das 09 às 17 horas

VIII – HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA
·         2ª a 5ª feira das 09 às 20 horas
·         6ª feira das 09 às 16 horas

IX – HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO PARA AVALIAÇÃO
·         2ª a 5ª feira das 09 às 20 horas
·         6ª feira das 09 às 16 horas

 X – HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO PARA ORIENTAÇÃO
·         2ª a 5ª feira das 09 às 20:30 horas
·         6ª feira das 09 às 16:30 horas

XI – INFORMAÇÕES GERAIS

Se o aluno “colar” e/ou utilizar qualquer aparelho eletrônico durante a prova, além de ficar com zero, sofrerá as seguintes sanções:
● 1ª vez – ficará impedido de fazer prova de qualquer disciplina por 48 horas;
● 2ª vez – o impedimento será de 15 dias;
● 3ª vez – o aluno terá sua matrícula cancelada.

É proibido o uso de bonés, boinas, chapéus, bem como shorts, blusas curtas, minissaias, etc. Lembre-se sempre que você está numa escola pública, e o desacato a funcionário público é crime.

Para manter-se informado e atualizado, consulte sempre nosso sítio na Internet:

Visite sempre nossa Biblioteca e a Sala de Informática!

A Direção e a Coordenação Pedagógica estarão sempre a sua disposição para ajudá-lo.
Aqui Você Não Navega Sozinho!

COMO CHEGAR

Ver mapa maior




* O acesso à Plataforma CECIERJ, nesse endereço, é feito inserindo como Nome do Usuário o seu número de matrícula, que deve ser repetido no campo Senha.

2 comentários:

  1. Olá Angela,
    Se o sistema informa que o CPF já está em uso, ou você já efetivou a pré-matrícula, ou seu filho está vinculado a outro CEJA. Procure nossa secretaria na segunda ou terça-feira para elucidarmos.

    Obrigado por entrar em contato.

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa noite! Sou professor de Educação Física do CEJA Vassouras. Estou no processo de assumir a direção adjunta, pois vamos ser vinculados a unidade de Três Rios.
    Gostei muito do blog e com certeza vou aproveitar muitas idéias dele para, um dia, montar o do CEJA Três Rios / Vassouras. Parabéns a todos pela iniciativa.
    Caso queiram entrar em contato deixo meu e-mail: paulojosebraga@gmail.com
    Forte abraço!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário observando que ele será submetido ao nosso Moderador antes da publicação. Evite estender-se além do necessário, leia os outros posts, para não ser redundante, e releia seu texto, para suprimir erros e impropriedades. Reservamo-nos o direito de editar os comentários e/ou de não publicar aqueles que ferirem o decoro.
Para assuntos ou questões de interesse restrito, prefira enviar-nos um email: cejaniteroi@gmail.com, que será prontamente respondido