quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Repaginando o CEJA


"A educação a distância está modificando todas as formas de ensinar e aprender, inclusive as presenciais, que começam a utilizar cada vez mais metodologias semi-presenciais, flexibilizando a necessidade de presença física, reorganizando os espaços e tempos, as mídias, as linguagens e os processos."

José Manuel Moran 
(http://www.eca.usp.br/prof/moran)

É percepção geral de todos os integrantes de unidades da rede CEJA que a atual modalidade de atendimento individual ao estudante tem importância e precisa ser mantida. De fato, uma das maiores qualidades atuais do nosso sistema CEJA é permitir ao estudante um desenvolvimento, segundo suas capacidades e seu tempo. Entretanto, este atendimento não atende a todos os perfis cognitivos dos alunos que procuram o CEJA.
Alunos menos autônomos que os atendidos pelo atual modelo, incluem pessoas que necessitam de um atendimento em grupo, temporal, pautado em dinâmicas, à semelhança das oficinas largamente utilizadas, no passado, pela rede CEJA.  
Alunos com maior acesso à tecnologia podem se beneficiar de um sistema de atendimento atemporal, francamente baseado em ações estruturadas em um ambiente virtual de aprendizagem, que denominaremos de CEJA virtual.
Assim, considera-se a possibilidade de ampliarmos as modalidades de atendimento ao estudante, como se segue:

i. O atual atendimento individualizado;
ii. O CEJA virtual;
iii. Atendimento temporal em grupo.

A proposta é que o aluno escolha a(s) modalidade(s) de atendimento de que deseja dispor, de forma a adequar e personalizar sua aprendizagem.  Se o aluno quiser permanecer apenas com o atual modelo de atendimento F, ele poderá fazê-lo. Nesse contexto, alunos com maior dificuldade de fazer uso do ambiente virtual de aprendizagem não serão prejudicados, posto que continuarão dispondo de tudo o que o atual modelo CEJA oferece.  

FONTE: Projeto SEJA Profissional.

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