segunda-feira, 30 de março de 2015

Oficina de Inglês

Martin Luther King, líder da causa dos direitos civis nos Estados Unidos,
é morto com um tiro de rifle num hotel de Memphis. 





Na noite do 3 de abril de 1968, após chegar a Memphis, em sua "Campanha das Pessoas Pobres", o "Doutor" declarava em um sermão premonitório:

"Cheguei a Memphis e alguns já começaram a lançar ameaças, ou comentar as ameaças que estão por aí, ou o que alguns irmãos brancos doentes iriam fazer comigo", começou ele. Em seguida, o premonitório anúncio. "Bem, eu não sei o que virá agora. Teremos dias difíceis pela frente. Mas isso não importa para mim agora porque eu subi ao topo da montanha. Não me importo mais. Como qualquer pessoa, eu gostaria de ter uma vida longa. A longevidade é boa. Mas não estou mais preocupado com isso agora. Quero apenas cumprir a vontade de Deus. E Ele permitiu que eu subisse a montanha. E lá de cima eu enxerguei. Eu enxerguei a Terra Prometida. É provável que eu não entre lá com vocês. Mas quero que vocês saibam esta noite que nós, como um povo, chegaremos à Terra Prometida. Por isso estou feliz esta noite. Nada me preocupa. Não temo nenhum homem! Meus olhos viram a glória da vinda do Senhor!"

 Menos de 24 horas depois, na fria quinta-feira, 4 de abril de 1968, o sonho da conquista da liberdade, dos direitos civis reconhecidos e da harmonia racial nos Estados Unidos seria estilhaçado por um tiro de rifle. Martin Luther King Jr., de 39 anos, pastor batista, prêmio Nobel da Paz de 1964 e herói da luta dos negros americanos por igualdade, foi assassinado na varanda do segundo andar do hotel onde estava hospedado. 


Vamos lembrar os 47 anos da morte de Martin Luther King  em uma oficina de Inglês com música realizada pela Profa. Rosangela Comunale, no próximo dia 13, segunda-feira. (Clique na imagem abaixo para saber mais e fazer sua inscrição.)






quinta-feira, 26 de março de 2015

Acontecendo

A Oficina de Texto tem auxiliado bastante os alunos e ajudado na preparação para a produção textual para concurso e especificamente para o ENEM.


P A R T I C I P E Também!
Quintas-feiras, a partir das 14h.






Cartografia

A Cartografia é a área do conhecimento que se preocupa em produzir, analisar e interpretar as diversas formas de se representar a superfície, como os mapas, as plantas, os croquis e outras composições. Ela é abordada tanto como uma ciência como uma expressão de arte, uma vez que também permite a produção de imagens e construções culturais sobre os espaços por ela representados. 

 [Clique na imagem abaixo para conferir datas e horários das Oficinas.]


Participe e amplie sua leitura do mundo e de suas dinâmicas espaciais.



quinta-feira, 19 de março de 2015

Como Funciona o CEJA Virtual?

 

Se, após assistir ao vídeo, você ainda tiver alguma dúvida sobre o CEJA, acesse a nossa página Informações

Exposição da ONU sobre tráfico de escravos chega ao antigo Museu da Justiça de Niterói

Evento faz parte das atividades da Década Internacional de Afrodescendentes. Entrada é gratuita.

 Mulher escravizada algemada, Antilhas, Centro Schomburg.
Imagem: reprodução


A exposição  “Forever Free-Livres para sempre”, sobre a história do tráfico de escravos no mundo, promovida pelo Museu da Justiça do Rio de Janeiro e o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), como parte das atividades da Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024) acaba de ser montada em Niterói.

A mostra – com entrada gratuita – ficará aberta, até o dia 30 de abril, no 2º andar do antigo Palácio da Justiça em Niterói, localizado na Praça da República s/nº, Centro. O antigo Palácio fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, entre 11 e 18 horas.

Forever Free-Livres para Sempre
A mostra, composta por painéis que retratam – e explicam – a história do comércio transatlântico de escravos, foi criada pelas Nações Unidas para lembrar os 400 anos nos quais mais de 15 milhões de pessoas foram vítimas de um dos capítulos mais nefastos da história da humanidade que não deve ser esquecido.

Serviço
Exposição “Forever Free-Livres para sempre”
Local: 2º andar do Antigo Palácio da Justiça
Praça da República s/n – Centro – Niterói
Até 30 de abril de 2015
O Museu fica aberto de segunda a sexta-feira, entre 11h e 18h. A entrada no local é gratuita.

Informações:

Valéria Schilling e Gustavo Barreto
Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio)
(21) 2253-2211 e (21) 98202-0171 | (21) 98185-0582
valeria.schilling@unic.org | barretog@un.org

sábado, 7 de março de 2015

Pré-Universitário Popular da UFF

Atenção:

INSCRIÇÕES PRORROGADAS

Até 20 de Março






Pré-universitário Popular Resistência
(antigo Pré-universitário Popular Millennium/J. Reis)
UFF - Universidade Federal Fluminense
Local de funcionamento: Liceu Nilo Peçanha – térreo
Av. Amaral Peixoto, 707 – Centro, Niterói, RJ



Inscrição para a seleção dos candidatos

Datas: 11, 12 e 13 de março de 2015  (4a., 5a. e 6a. feiras)
Horário: entre 18h30 e 20h  (atenção - leia abaixo - reserve 2 horas para o processo seletivo)

Reservar duas (2) horas para fazer a inscrição e uma avaliação que será composta de:
       1) Redação em letra legível
       2) Matemática do Ensino Fundamental e alguns tópicos do Ensino Médio (haverá predominância de perguntas sobre Matemática do Ensino Fundamental)
       3) Preencher uma ficha de inscrição contendo dados pessoais (nome, identidade, CPF, escola onde concluiu ou vai concluir o Ensino Médio, endereço, endereço eletrônico, dados da situação sócio-econômica - rendimentos pessoais e familiares)
       4) Entrevista para avaliar o interesse, o potencial e a condição sócio-econômica (como Pré-universitário Popular, atendemos somente os que não dispõem de condições para pagar um curso preparatório para o ENEM e vestibulares)

Obs: os Pré-universitários Populares da UFF são para os alunos das escolas públicas ou para aqueles que cursaram em escolas particulares com bolsa integral. Outras situações serão analisadas caso a caso, sendo a prioridade para os citados acima.

O início das aulas está previsto para o dia 19/março de 2015 (5a. feira), salvo algum atraso no processo de avaliação, e nesse caso o início ficará para o dia 23/março/2015 (2a. feira), porém, se houver, os alunos serão avisados pela Internet.

Prof. Jairo Selles - Coordenador Geral e responsável pelo projeto
Professor da Faculdade de Educação da UFF
endereço eletrônico:  prof.jairoselles@gmail.com

terça-feira, 3 de março de 2015

Dificuldades para escrever?

Faça como Dona Eugênia


Coordenação Prof. Paulino Sader.

Acabou o nosso carnaval...


Quem me dera viver pra ver

E brincar outros carnavais
Com a beleza
Dos velhos carnavais
Que marchas tão lindas
E o povo cantando
Seu canto de paz
Seu canto de paz


A Oficina História do Carnaval Carioca, conduzida pela Profa. Lidia Lima, foi um grande sucesso. A sala ficou lotada e os alunos saíram mais felizes, enriquecidos culturalmente e ainda participaram de uma produção textual. Abaixo, as fotos abaixo do evento.








Parabéns à Profa. Lidia e aos participantes!