quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Oficina Africanidades

HISTÓRIA E CULTURA DOS POVOS AFRICANOS 


A lei que instituiu o ensino de história e cultura afrobrasileira (Lei n. 10.639/2003) completa doze anos no dia 9 de janeiro de 2015 e ainda enfrenta desafios para ser implementada. Os principais problemas são aqueles relacionados à formação do professor e ao material didático para as aulas.




Diante desse quadro, estarão abertas, de 19 a 30 de setembro, as inscrições para a primeira Oficina Africanidades do CEJA | |niterói, sob o tema conhecendo nossos heróis.

Sob a responsabilidade da professora de História Lidia Lima, o projeto será desenvolvido em sete encontros de duas horas, sempre às sextas-feiras, das 10h às 12h: 

 03/10 – PrimeiroLuís Gama
10/10 – Segundo  André Rebouças
17/10 – TerceiroAleijadinho
24/10 – QuartoLima Barreto
31/10 – QuintoJoão Cândido
 07/11 – SextoZumbi dos Palmares
14/11 – SétimoOficina de Trancinhas

Após os encontros, serão produzidos textos, ilustrações, sarau de poesia e tranças africanas, dialogando com as disciplinas de Língua Portuguesa e Artes. Ainda numa perspectiva interdisciplinar, a culminância se dará com dança afro e roda de Capoeira, dialogando com a Educação Física, na Semana da Consciência Negra.

Para iniciar a reflexão, assista aos episódios da série 'Heróis de Todo Mundo', que resgatam a história e a contribuição dos heróis do povo para a cultura afro-brasileira. A série integra o projeto social A Cor da Cultura:http://www.acordacultura.org.br/






Preparatório para o Teste de Habilidade Específica ou Expressão Artística

Encontram-se abertas na nossa unidade as inscrições para o curso preparatório para o THE. Concebido pela professora de Arte Carmen Jane, o projeto visa propiciar ao nosso aluno iguais oportunidades aos oriundos de dispendiosos cursos análogos. Podem participar os estudantes do Ensino Médio que pretendam concorrer a faculdades de Arquitetura, Desenho Industrial, Artes Plásticas.


O curso visa desenvolver no aluno habilidades e competências para o domínio da linguagem do desenho técnico (representação gráfica em projetos, utilizando os instrumentos e suportes necessários à obtenção de um produto final de qualidade profissional), além de instrumentalizá-lo nos principais componentes do desenho artístico.
Ao final do curso, os estudantes farão um teste de habilidade específica simulado.
Vagas limitadas. Reserve já a sua!

Oficina de Cartografia

A equipe de Geografia do CEJA | Niterói realizou entre os dias 3 e 5 de setembro a primeira Oficina de Cartografia da Escola.
Participaram dessa oficina 9 alunos dos ensinos fundamental e médio, já que o tema perpassa diversos Módulos.


Os mapas começaram a ser traçados pelos gregos no século VI a.C., como auxiliar das expedições militares e das navegações. 
Na época medieval, a Cartografia foi considerada mais uma obra de arte do que uma técnica. No século XVIII, o geógrafo alemão Gottfried Gregorii, afirmava: “ninguém pode ser um bom cartógrafo, se não for um bom pintor”. Hoje, a Cartografia é reconhecida como um conjunto de técnicas científicas e artísticas que representam graficamente uma área, em mapas ou cartas geográficas.
O objetivo do projeto é o de iniciar os alunos na leitura de mapas, pois muitos carecem de familiaridade com a linguagem cartográfica.
Os participantes, muito interessados, realizaram todas as atividades propostas e, juntamente com os professores Francisco, Conceição e Mário, avaliaram a experiência como muito positiva.



http://mapasinterativos.ibge.gov.br/sigibge/Para ver como anda sua habilidade para a leitura de mapas, cliquena ilustração ao lado para abrir um aplicativo que, além de permitir a visualização de diversos mapas produzidos pelo IBGE, possibilita a manipulação dos dados espaciais disponibilizados.

Se você tem dificuldade com mapas, não perca a próxima oficina.


quinta-feira, 15 de maio de 2014

quinta-feira, 13 de março de 2014

ENCCEJA: Inscrições Abertas



Inscrição para exame pode ser feita no período de 17 a 31


Jovens e adultos residentes no Brasil terão prazo do dia 17 até 31 próximos para fazer a inscrição no Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) de 2014. Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame, de participação voluntária e gratuita, é destinado a quem não teve a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. 
Os resultados garantem a certificação de conclusão do ensino fundamental para quem vive no Brasil e dos ensinos fundamental e médio para aqueles que moram no exterior.
No País, para a obtenção do certificado de conclusão do ensino fundamental, podem fazer o exame pessoas com no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas, que serão aplicadas em 1° de junho de 2014, em todas as unidades da Federação.
Na inscrição, os candidatos ao certificado podem optar por uma ou mais áreas do conhecimento que serão avaliadas (estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs).

·         Língua portuguesa, com redação.
·         Língua estrangeira moderna.
·         Educação física e educação artística.
·         Matemática.
·         História e geografia.
·         Ciências naturais.

Candidatos com deficiência terão assegurado atendimento especial.
A emissão dos Documentos Certificadores (Certificado e Declaração de Proficiência) é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação que firmaram com o INEP Termo de Adesão ao Encceja. Portanto, o candidato precisa indicar, no momento da inscrição, a secretaria na qual pleiteará o documento.
As inscrições, gratuitas, devem ser feitas on-line, na página do Encceja na Internet, das 10 horas do dia 17 próximo até as 23h59 do dia 31.
Mais informações sobre o Encceja no Edital nº 4, de 28 de fevereiro último, publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 5.
Para o Ensino Fundamental, o MEC disponibiliza "A Coleção Cadernos de EJA" no endereço eletrônico.
Além disso, para subsidiar o estudo, o participante poderá consultar a Matriz de Competências e Habilidades do Encceja disponível aqui.



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) por meio de sua Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB) realiza, desde 2002, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior.
O Encceja constitui-se em um exame para aferição de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.
No Brasil, com a instituição do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2009 o Encceja Nacional passou a ser realizado visando à certificação apenas do Ensino Fundamental, pois a certificação do Ensino Médio passou a ser realizada com os resultados do Enem.
No Exterior, além da certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental, os interessados no Exame podem pleitear a certificação no nível de conclusão do Ensino Médio desde que tenham no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data de realização das provas, as quais são estruturadas da seguinte forma:
Para o Ensino Médio (apenas para os brasileiros residentes no Exterior)
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do Inep.

terça-feira, 11 de março de 2014

CENTRAL DE RELACIONAMENTO

FUNDAÇÃO CECIERJ | REDE CEJA


A Central de Relacionamento da Rede dos Centros de Estudos de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) tem como finalidade aprimorar a prestação de serviços e agilizar a busca da qualidade na detecção de falhas nos atendimentos realizados nos CEJA, gerando melhorias no atendimento ao aluno e, na outra ponta, satisfazendo também aos funcionários, prestadores de serviços, voluntários e o público de uma forma geral.  

Gestão   Funciona como ferramenta gerencial e de transformação, promovendo os instrumentos de participação, compartilhamento e transparência. Público-alvo Alunos, Responsáveis, Servidores, Prestadores de Serviços e Professores. 

Como atua   A Central de Relacionamento recebe, analisa e encaminha as reivindicações ou reclamações à direção das unidades a que se referem. Atua sugerindo mudanças de acordo com as solicitações, envia relatórios a Presidência e Coordenadores. Nos relatórios aponta as principais deficiências ou irregularidades, na ótica dos cidadãos. A Central de Relacionamento da Rede CEJA também acompanha as providências adotadas, cobra soluções e mantém o cidadão informado.  

Quando utilizar   O cidadão pode e deve entrar em contato com a Central de Relacionamento da REDE CEJA para fazer reclamações, sugestões, críticas e elogios sobre o atendimento da Unidade CEJA, bem como sobre as relações e o ambiente de trabalho.

Como é organizada   A Central de Relacionamento da REDE CEJA responde diretamente ao Presidente da Fundação CECIERJ.

Fale com a Central de Relacionamento   Correio eletrônico ouvidoriaceja@cecierj.edu.br