quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Calendário 2014

A Resolução n° 4974, publicada no Diário Oficial de 29 de novembro de 2013, estabelece, entre outros, o nosso Calendário Escolar para o ano letivo de 2014.

Devido à realização da Copa do Mundo FIFA 2014, tornaram-se necessárias adaptações ao Calendário Escolar que garantissem o cumprimento da carga horária mínima anual e os dias de efetivo trabalho escolar, conforme prevê a LDB – Lei de Diretrizes e Bases n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

As principais adaptações, tendo em vista o semestre letivo atípico, foram o início do primeiro semestre no dia 1° de fevereiro, coincidindo com o retorno dos professores e dos alunos, a inclusão dos sábados letivos nesse semestre e o recesso do meio do ano, que compreenderá o período de 12 de junho a 11 de julho de 2014, interrompendo o 2° bimestre, finalizando-o no dia 25 de julho.

Para atender à legislação educacional, a lei que trata da realização da Copa do Mundo FIFA no Brasil e a lei referente às férias do magistério, foram realizados estudos que, além da questão legal, também previram os feriados prolongados, os dias dos jogos da seleção brasileira em outros Estados e no Maracanã, de forma a não causar prejuízo para a frequência e aprendizado dos alunos, o que tornou o  período letivo exequível.

[Clique na imagem para ampliar.]


FONTE: SEEDUC.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Resultado do ENEM 2012



As médias das escolas no Enem 2012 divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) apresentam a pontuação de instituições no exame com taxa de participação igual ou superior a 50% e com no mínimo 10 estudantes participantes do ENEM em 2012, dentre os estudantes declarados ao Censo Escolar 2012. Com esse corte, foram divulgadas as médias de 11.239 escolas (em 2011 foram 10.076). Dentro deste universo, no estado do Rio de Janeiro temos em 2012 937 escolas com resultados divulgados (em 2011 foram 685). Houve um aumento de 251 escolas em relação a 2011 (de 164 para 339) ou de 37%. A variação na rede estadual foi de 107%, portanto, 3 vezes mais do que o consolidado das redes.

"O que importa é que o estado do Rio voltou a figurar entre os melhores do País na Educação. Antes, o Rio estava entre os piores. Agora, melhoramos 11 posições no Ideb; no Enem, tanto no de 2011 quanto no de 2012, ficamos entre os primeiros. Dois anos seguidos. Estamos, de novo, junto a estados como MG, SP, PR e RS. É o Rio avançando, voltando a ser um Rio melhor para todos." – afirmou o secretário de Educação Wilson Risolia.

Leia a Nota técnica da SEEDUC.


Em nota explicativa, a Diretoria de Avaliação da Educação Básica do MEC destaca:

Os resultados do ENEM auxiliam os estudantes, pais, professores, dirigentes das instituições e gestores educacionais nas reflexões sobre o aprendizado dos estudantes no Ensino Médio e no estabelecimento de estratégias em favor da melhoria da qualidade da educação. No entanto, cabe ressaltar que a utilização dos resultados do ENEM deve ser considerada com cautela, pois a participação no exame é de caráter voluntário e, com isso, a representatividade dos resultados varia de acordo com o percentual de participação de estudantes em cada escola.
Para o cálculo do Enem por unidade escolar de 2012, o Inep manteve a decisão de divulgar as médias, por Área do Conhecimento e para Redação, apenas para as escolas que obtiveram no mínimo 50% de seus estudantes concluintes do Ensino Médio Regular participando de todas as provas do Enem 2012.
As Proficiências Médias do Enem, por Área do Conhecimento e para a Redação, por escola, precisam ser analisadas pelos gestores das redes de ensino, unidades escolares, professores e toda a comunidade escolar para que se percebam os desafios a serem enfrentados. A simples formação de ‘rankings’ e a utilização de adjetivos para qualificar ou desqualificar as escolas não pode ser a força condutora do debate pedagógico para a melhoria do Ensino Médio.
Leia mais.

 

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

CEJA Virtual





Olá aluno(a) da Rede CEJA,

Agora, além do material impresso, Você terá acesso a uma sala de aula virtual, com vários recursos audiovisuais que irão ajudá-los em seus estudos. Você poderá também tirar as suas dúvidas com o seu professor pelos Fóruns de Dúvidas.

No espaço de acolhimento, você conhecerá mais sobre esse ambiente e as suas ferramentas e irá testá-las. Você encontrará fóruns para participar, envio de tarefas, wikis....

Não se preocupe, pois você não será avaliado! Esse ambiente é apenas para você conhecer e testar a plataforma! Por isso, siga os tópicos apresentados e faça as atividades solicitadas.

Para logar na Plataforma Moodle da Rede CEJA, acesse aqui e siga as seguintes instruções:

Nome de usuário = número de matrícula do Sistema Acadêmico com 12 dígitos (carteirinha)
Senha = número de matrícula do Sistema Acadêmico com 12 dígitos (carteirinha)

O seu acesso à plataforma estará liberado de 24 a 48 horas após a sua inscrição no Sistema de Controle Acadêmico (SCA).


Em caso de dúvidas ou se você não conseguir acessar entre em contato com o Suporte CEJA/CECIERJ através do e-mail: moodleceja123@cecierj.com.br, informando: 

Nome completo, Matrícula, unidade escolar onde está vinculado (no caso, CEJA Niterói).

Não tenha medo de se aventurar pelo mundo digital! Ele tem muito a oferecer para ajudar no seu aprendizado.

Então, para começarmos, leia a carta de apresentação do CEJA Virtual, clicando AQUI.


Bons estudos e divirta-se!
Inep divulga gabarito do Enem




Brasília - Agência Brasil - Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar o gabarito na internet.  O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acaba de divulgar as repostas dos cadernos de prova. O resultado final do exame será divulgado apenas na primeira semana de janeiro. 
Mesmo com o gabarito em mãos os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram, porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos e o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.
O Enem foi aplicado no último final de semana a mais de 5 milhões de estudantes em 1,1 mil cidades em todo o país. No primeiro dia (26), eles responderam a 90 questões a questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia). No segundo dia (27), foram 180 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, além da redação.


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Venha estudar no CEJA Niterói

Estarão abertos a partir do dia 19 de fevereiro (terça-feira) os agendamentos para matrícula/2013 para os ensinos Fundamental (idade > 15 anos) e Médio (idade > 18 anos). Horários: terça a quinta - 8-11h e 13-20h; segunda - 13-20h; sexta 8-11h e 13-17h. Os cursos são semipresenciais e inteiramente gratuitos. 

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Esclarecimento da SEEDUC

A Secretaria de Estado de Educação informa que todas as suas ações e projetos são divulgados no site oficial www.rj.gov.br/seeduc. Pais e diretores têm denunciado que vêm recebendo ligações de instituições e cursos apresentando-se como parceiros da SEEDUC, solicitando inclusive dados pessoais e taxa de pagamento pelos serviços. A Seeduc esclarece que não realiza qualquer pesquisa nem oferece cursos por telefone sem aviso prévio, e muito menos cobra taxas de alunos.

Para mais informações ou denúncias, acesse o formulário da Central de Relacionamento, disponível no site da SEEDUC.

Secretaria de Estado de Educação

FONTE: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=1426719 Acesso em 31/01/2013. 


sábado, 26 de janeiro de 2013

A revolução digital da escola

A revolução digital da escola | Carta Capital


O desafio maior será a reciclagem de professores. Os alunos já nascem plugados. Foto: Raoni MaddalenaAmpla cobertura de mídia, recebido pela presidente Dilma Rousseff e pelo Ministro da Educação Aloizio Mercadante, elogiado por dois dos maiores bilionários do planeta – Bill Gates e Jorge Paulo Lemann -, tudo isso pode passar a impressão que o norte-americano Salman Khan inventou a fórmula da sabedoria.
Se não inventou, chegou perto.
***
O desafio maior será a reciclagem de professores. Os alunos já nascem plugados. 

Foto: Raoni Maddalena

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Processo Seletivo para Tutores do Pré-Vestibular Social




Abertas até o dia 13 de janeiro inscrições para o Processo Seletivo para tutores do Pré-Vestibular Social (PVS) da Fundação CECIERJ. (Veja o Edital.)

Podem inscrever-se para ministrar qualquer disciplina graduados e graduandos (universitários) matriculados em qualquer período em instituições de ensino superior públicas ou privadas. O graduando do CEDERJ ou CEDERJ/UAB deve atentar para o item 1.10 do Edital.

O candidato pode inscrever-se para qualquer polo, estando ciente de que deverá arcar com os custos de deslocamento. A Fundação CECIERJ proverá um adicional de deslocamento, que não excederá o valor da bolsa, somente no caso de não serem preenchidas as vagas nos polos mencionados no Edital.

Há duas modalidades de tutoria no Pré-Vestibular Social: a presencial e a distância. A tutoria presencial destina-se ao desenvolvimento de ações pedagógicas nos polos e a tutoria a distância, ao desenvolvimento de atividades a distância. Os tutores de Inglês e Espanhol atuarão exclusivamente como tutores a distância.

As provas do Processo Seletivo (Prova de Conteúdo - 19 de janeiro de 2013 - e Prova Didática - 25 de janeiro a 3 de fevereiro de 2013 - com horário marcado) obedecerão ao Novo Acordo Ortográfico.

Abertas as inscrições para o Pré-Vestibular Social do CECIERJ

Encontram-se abertas até fevereiro as inscrições para o Pré-Vestibular Social (PVS), um curso preparatório para as provas de acesso às universidades de iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através de sua Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Fundação CECIERJ. 


PVS (totalmente gratuito, inclusive o material didático) é dirigido àqueles que já concluíram ou estão frequentando o último ano do Ensino Médio ou equivalente e que desejam realizar as provas de acesso às universidades, mas que não têm condições de arcar com os custos dos cursos preparatórios particulares.

São abertos dois processos seletivos por ano. Para o Extensivo, com aulas de março a dezembro, as inscrições são abertas entre dezembro e fevereiro e para o Intensivo, com aulas de junho a dezembro, as inscrições são abertas em maio. PVS disponibilizou, em 2012, 18.200 vagas para o Extensivo e 6.420 vagas para o Intensivo.

PVS abrange 39 municípios no estado do RJ e conta com 56 polos de aulas (consulte aqui). As aulas são aos sábados, na maioria dos pólos, das 8h às 17h. Em Campo Grande, Duque de Caxias e Nova Iguaçu são oferecidas turmas duas vezes por semana no período da tarde. No Centro do Rio há turmas no horário noturno, também duas vezes por semana, às segundas e quartas.

Tanto no Extensivo quanto no Intensivo são oferecidas as disciplinas de Biologia, Espanhol, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Química e Redação.

Abaixo, os endereços em Niterói:

Niterói (NOI)

Aulas aos sábados, das 8h às 17h
LOCAL DE AULAS DO PRÉ-VESTIBULAR SOCIALC. E. Aurelino Leal
Rua Presidente Pedreira, 79 - Ingá - Niteroi
Telefone da escola: (21) 3601-1585 / (21) 3601-2505
Diretor(a) da Escola:
Maria Luiza de Almeida Campos
POLO DE GRADUAÇÃO DO CEDERJE. M. Paulo Freire
Rua Soares Miranda, 77 - Fonseca - Niteroi
Telefone do polo: (21) 3603-8340 / (21) 2719-6486 / (21) 2721-6678
Diretor(a)do Polo CEDERJ:
Vânia Laneuville Teixeira

FONTE: Portal CEDERJ. Acesso em 7 jan. 2013.