quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Oficina Africanidades

HISTÓRIA E CULTURA DOS POVOS AFRICANOS 


A lei que instituiu o ensino de história e cultura afrobrasileira (Lei n. 10.639/2003) completa doze anos no dia 9 de janeiro de 2015 e ainda enfrenta desafios para ser implementada. Os principais problemas são aqueles relacionados à formação do professor e ao material didático para as aulas.




Diante desse quadro, estarão abertas, de 19 a 30 de setembro, as inscrições para a primeira Oficina Africanidades do CEJA | |niterói, sob o tema conhecendo nossos heróis.

Sob a responsabilidade da professora de História Lidia Lima, o projeto será desenvolvido em sete encontros de duas horas, sempre às sextas-feiras, das 10h às 12h: 

 03/10 – PrimeiroLuís Gama
10/10 – Segundo  André Rebouças
17/10 – TerceiroAleijadinho
24/10 – QuartoLima Barreto
31/10 – QuintoJoão Cândido
 07/11 – SextoZumbi dos Palmares
14/11 – SétimoOficina de Trancinhas

Após os encontros, serão produzidos textos, ilustrações, sarau de poesia e tranças africanas, dialogando com as disciplinas de Língua Portuguesa e Artes. Ainda numa perspectiva interdisciplinar, a culminância se dará com dança afro e roda de Capoeira, dialogando com a Educação Física, na Semana da Consciência Negra.

Para iniciar a reflexão, assista aos episódios da série 'Heróis de Todo Mundo', que resgatam a história e a contribuição dos heróis do povo para a cultura afro-brasileira. A série integra o projeto social A Cor da Cultura:http://www.acordacultura.org.br/






Preparatório para o Teste de Habilidade Específica ou Expressão Artística

Encontram-se abertas na nossa unidade as inscrições para o curso preparatório para o THE. Concebido pela professora de Arte Carmen Jane, o projeto visa propiciar ao nosso aluno iguais oportunidades aos oriundos de dispendiosos cursos análogos. Podem participar os estudantes do Ensino Médio que pretendam concorrer a faculdades de Arquitetura, Desenho Industrial, Artes Plásticas.


O curso visa desenvolver no aluno habilidades e competências para o domínio da linguagem do desenho técnico (representação gráfica em projetos, utilizando os instrumentos e suportes necessários à obtenção de um produto final de qualidade profissional), além de instrumentalizá-lo nos principais componentes do desenho artístico.
Ao final do curso, os estudantes farão um teste de habilidade específica simulado.
Vagas limitadas. Reserve já a sua!

Oficina de Cartografia

A equipe de Geografia do CEJA | Niterói realizou entre os dias 3 e 5 de setembro a primeira Oficina de Cartografia da Escola.
Participaram dessa oficina 9 alunos dos ensinos fundamental e médio, já que o tema perpassa diversos Módulos.


Os mapas começaram a ser traçados pelos gregos no século VI a.C., como auxiliar das expedições militares e das navegações. 
Na época medieval, a Cartografia foi considerada mais uma obra de arte do que uma técnica. No século XVIII, o geógrafo alemão Gottfried Gregorii, afirmava: “ninguém pode ser um bom cartógrafo, se não for um bom pintor”. Hoje, a Cartografia é reconhecida como um conjunto de técnicas científicas e artísticas que representam graficamente uma área, em mapas ou cartas geográficas.
O objetivo do projeto é o de iniciar os alunos na leitura de mapas, pois muitos carecem de familiaridade com a linguagem cartográfica.
Os participantes, muito interessados, realizaram todas as atividades propostas e, juntamente com os professores Francisco, Conceição e Mário, avaliaram a experiência como muito positiva.



http://mapasinterativos.ibge.gov.br/sigibge/Para ver como anda sua habilidade para a leitura de mapas, cliquena ilustração ao lado para abrir um aplicativo que, além de permitir a visualização de diversos mapas produzidos pelo IBGE, possibilita a manipulação dos dados espaciais disponibilizados.

Se você tem dificuldade com mapas, não perca a próxima oficina.