sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Resultado do ENEM 2012



As médias das escolas no Enem 2012 divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) apresentam a pontuação de instituições no exame com taxa de participação igual ou superior a 50% e com no mínimo 10 estudantes participantes do ENEM em 2012, dentre os estudantes declarados ao Censo Escolar 2012. Com esse corte, foram divulgadas as médias de 11.239 escolas (em 2011 foram 10.076). Dentro deste universo, no estado do Rio de Janeiro temos em 2012 937 escolas com resultados divulgados (em 2011 foram 685). Houve um aumento de 251 escolas em relação a 2011 (de 164 para 339) ou de 37%. A variação na rede estadual foi de 107%, portanto, 3 vezes mais do que o consolidado das redes.

"O que importa é que o estado do Rio voltou a figurar entre os melhores do País na Educação. Antes, o Rio estava entre os piores. Agora, melhoramos 11 posições no Ideb; no Enem, tanto no de 2011 quanto no de 2012, ficamos entre os primeiros. Dois anos seguidos. Estamos, de novo, junto a estados como MG, SP, PR e RS. É o Rio avançando, voltando a ser um Rio melhor para todos." – afirmou o secretário de Educação Wilson Risolia.

Leia a Nota técnica da SEEDUC.


Em nota explicativa, a Diretoria de Avaliação da Educação Básica do MEC destaca:

Os resultados do ENEM auxiliam os estudantes, pais, professores, dirigentes das instituições e gestores educacionais nas reflexões sobre o aprendizado dos estudantes no Ensino Médio e no estabelecimento de estratégias em favor da melhoria da qualidade da educação. No entanto, cabe ressaltar que a utilização dos resultados do ENEM deve ser considerada com cautela, pois a participação no exame é de caráter voluntário e, com isso, a representatividade dos resultados varia de acordo com o percentual de participação de estudantes em cada escola.
Para o cálculo do Enem por unidade escolar de 2012, o Inep manteve a decisão de divulgar as médias, por Área do Conhecimento e para Redação, apenas para as escolas que obtiveram no mínimo 50% de seus estudantes concluintes do Ensino Médio Regular participando de todas as provas do Enem 2012.
As Proficiências Médias do Enem, por Área do Conhecimento e para a Redação, por escola, precisam ser analisadas pelos gestores das redes de ensino, unidades escolares, professores e toda a comunidade escolar para que se percebam os desafios a serem enfrentados. A simples formação de ‘rankings’ e a utilização de adjetivos para qualificar ou desqualificar as escolas não pode ser a força condutora do debate pedagógico para a melhoria do Ensino Médio.
Leia mais.