sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

MEC divulga notas do Enem 2012


Foram divulgadas hoje pelo Inep as notas do Enem - o Exame Nacional do Ensino Médio. Quanto à redação, os estudantes ainda não poderão ver o espelho da prova com as anotações dos erros. Essa novidade prometida pelo MEC só vai estar disponível no dia 6 de fevereiro. Para consultar sua nota, tenha em mãos seu CPF e a senha que você usou para se inscrever no exame e clique aqui.
Nesta sexta-feira (28) também será publicado um manual para que o estudante entenda a nota que tirou. Nem todos que acertaram a mesma quantidade de questões terão a mesma nota. Cada questão tem um valor especifico e, claro, as mais difíceis valem mais pontos.
Na quinta (27) à tarde, durante meia hora, algumas notas de redação ficaram acessíveis no portal do MEC. Segundo o Ministério, isso aconteceu quando os técnicos testavam o sistema para a divulgação desta sexta. O Ministério da Educação afirma que os estudantes que estavam conectados naquele momento só viram a própria nota.
São essas notas do Enem que podem garantir uma das quase 130 mil vagas, em mais de três mil cursos de 101 instituições públicas de Ensino Superior, pelo Sisu, o Sistema de Seleção Unificada. As inscrições começam no dia 7 de janeiro, mas já é possível consultar a oferta de vagas, no site do MEC. (Acesse aqui.)

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Calendário Escolar 2013

A SEEDUC publicou hoje no Diário Oficial o Calendário Escolar para 2013.  Os professores retornam no dia 1º de fevereiro, para o Planejamento Pedagógico, e as aulas terão início após o carnaval, no dia 18 de fevereiro. Os Agendamentos de Matrícula terão início no dia 19 de fevereiro, a partir das 8h. Veja  abaixo os detalhes para o CEJA (clique na imagem para ampliar):
FONTE: Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, 27 de dezembro de 2012, p. 129.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Agradecimentos


Ao encerrarmos o Ano Letivo de 2012, a Direção do CEJA - Niterói  agradece a todos os Professores, Funcionários e demais Colaboradores o empenho e o   desempenho alcançado pela Unidade.
Manifestamos aqui nossa gratidão aos mais de 5 mil alunos que durante este tempo fizeram deste  Centro de Estudos uma    escola   viva, vibrante   e  muito produtiva.
Veronica Lutterback
Patricia Guanabarino
Edjelma Virginia

Prestação de Contas


Desde janeiro/2012 as verbas de manutenção mensal vem sendo empregadas principalmente na  manutenção  preventiva dos  equipamentos e instalações.

Reformamos a sala de módulos, adquirimos condicionadores de ar e equipamentos de  informática.
Foram servidos cerca de 200  lanches diariamente .
As contas, bem como todos os dados aqui apresentados encontram-se à disposição de toda a comunidade escolar.

Repaginando o CEJA


"A educação a distância está modificando todas as formas de ensinar e aprender, inclusive as presenciais, que começam a utilizar cada vez mais metodologias semi-presenciais, flexibilizando a necessidade de presença física, reorganizando os espaços e tempos, as mídias, as linguagens e os processos."

José Manuel Moran 
(http://www.eca.usp.br/prof/moran)

É percepção geral de todos os integrantes de unidades da rede CEJA que a atual modalidade de atendimento individual ao estudante tem importância e precisa ser mantida. De fato, uma das maiores qualidades atuais do nosso sistema CEJA é permitir ao estudante um desenvolvimento, segundo suas capacidades e seu tempo. Entretanto, este atendimento não atende a todos os perfis cognitivos dos alunos que procuram o CEJA.
Alunos menos autônomos que os atendidos pelo atual modelo, incluem pessoas que necessitam de um atendimento em grupo, temporal, pautado em dinâmicas, à semelhança das oficinas largamente utilizadas, no passado, pela rede CEJA.  
Alunos com maior acesso à tecnologia podem se beneficiar de um sistema de atendimento atemporal, francamente baseado em ações estruturadas em um ambiente virtual de aprendizagem, que denominaremos de CEJA virtual.
Assim, considera-se a possibilidade de ampliarmos as modalidades de atendimento ao estudante, como se segue:

i. O atual atendimento individualizado;
ii. O CEJA virtual;
iii. Atendimento temporal em grupo.

A proposta é que o aluno escolha a(s) modalidade(s) de atendimento de que deseja dispor, de forma a adequar e personalizar sua aprendizagem.  Se o aluno quiser permanecer apenas com o atual modelo de atendimento F, ele poderá fazê-lo. Nesse contexto, alunos com maior dificuldade de fazer uso do ambiente virtual de aprendizagem não serão prejudicados, posto que continuarão dispondo de tudo o que o atual modelo CEJA oferece.  

FONTE: Projeto SEJA Profissional.

Alunos Aprovados em Vestibulares/2012


Primeira Listagem

Embora ainda não tenhamos os resultados dos principais vestibulares e do ENEM, podemos adiantar  uma listagem preliminar de alunos aprovados em 2012:
Bruno Mesquita de Oliveira    Direito / Ibmec, FGV, PUC
Cristiano Rosado V. M. Guimarães Direito / Uni-Lassale
Gustavo Mannarino Correia            Química / UFF
Johnathan Freitas Martins                 Cândido Mendes
Karla Batista de Paiva                   Enfermagem Salvador
Sócrates Salvador                       Turismo / Anhanguera
Tayná Gomes de Miranda           Pedagogia / UFF
P A R A B É NS !